30 out

Os programas do ensino à distância

Vagas abertas
Os alunos que iniciam programas de ensino à distância podem se sentir desconfortáveis com o
que esperar ou com o padrão de trabalho exigido. Essa ansiedade pode afetar adversamente a
capacidade de aprendizagem de um aluno ( Rogers, 2001 ). Os alunos que realizam um
processo de educação formal esperam que sua aprendizagem seja estruturada ( Gulati,
2008 ). Sem a presença física, os alunos não podem observar as informações fornecidas por
seus colegas ou entender o que constitui uma quantidade adequada de estudo ( Lake,
1999 ). Portanto, ‘instilar expectativas adequadas entre todos os participantes’ é um elemento
chave para o sucesso. As expectativas dos alunos em relação às comunicações online podem
ser altas, mas as questões de intervalo de tempo entre os emails, a oportunidade do contato e
a disponibilidade do participante podem limitar os níveis de discussão e suporte ( Lake, 1999 ).
Uma pesquisa da The Higher Education Academy ( Park, 2008 , p.16) descobriu que 22% dos
alunos de ensino a distância mencionaram ‘o risco de se sentirem isolados’ como um desafio,
refletindo descobertas de que a interação pessoal é importante para a aprendizagem dos
alunos .O isolamento psicológico pode resultar do isolamento físico e temporal vivenciado pela
aprendizagem à distância.